Fotos de família: Tesouros para as novas gerações

Fotos de famílias: Tesouros para as novas gerações 

De: Mirian Lamy    

No ano passado, minha família decidiu organizar uma festa, em comemoração aos 100 anos da chegada de meu avô e seu irmão, ao Brasil. Eram portugueses, com certeza, e como todo imigrante europeu, chegaram em nova terrinha para nova vida. Aqui, meu avô conhece minha avó, também imigrante europeia. Se estabelecem e formam a nossa família. Veja, abaixo, o que  encontramos em nossas fotos de família:  As fotos do meu Avô e da minha Avó, registradas no início dos anos 20.

 

Um ano antes da data da festa, começamos a organizar tudo: Local, buffet, decoração, etc… e é claro que para mim coube organizar as fotos de família para exibição em vídeo.

Gente, minha família sempre fotografou muito, meus avós, tios, irmãos, primos… Meus bisavós também tiveram a preocupação de contratar fotos em estúdios profissionais. E é claro, que o que não faltaram, foram fotos para exibirmos na festa.

Esta é a foto de família mais antiga que achamos em nossos acervos.

Olha que tesouro. Meus bisavós ao centro, as três filhas deles em pé…a minha avó é a mais alta e…. linda.

Reparem que esta foto foi feita já no Brasil, pois tem a marca do fotógrafo “Bastos Dias – Rio” (embaixo à direita), deve ter sido tirada no final dos anos 10. Dá para imaginar uma foto de família com mais de 100 anos de existência?

Outra foto muito, mas muito significativa para a nossa família é esta.

Nela vemos um posicionamento bem formal de fotos de família. Meus bisavós  estão sentados ao centro, suas filhas e seus maridos de pé. As duas crianças de pé, ao lado de meus bisavós, que são meus tios, e este bebê com menos de 1 ano, no colo de minha bisavó, é o meu pai !!!! Meu querido e saudoso pai, que neste mês faria 94 anos de idade.

E olha que legal… conseguimos reproduzir, 30 anos depois, a foto de nossos filhos. Nada paga isso, gente…

 

Fotos contam histórias, fotos contam emoções, fotos revivem os que já foram, fotos não deixam nossos filhos crescerem, fotos não deixam nossos pais envelhecerem, fotos preservam um legado para as novas gerações.

E até nos relembram a moda masculina um tanto “duvidosa” dos anos 80 ….kkkkkkk…quem se lembra da moda dos bigodões + camisa estampada para os homens?

Fotos também nos lembram de como nossos bebês eram fofos..

De como nossos pais eram jovens e elegantes.

 

Foi graças aos nossos pais, tios e avós, que temos em mãos esses tesouros. E como guardar fotos de forma segura, nos dias atuais? Será que guardar as fotos no computador é seguro? Será que cds, pen drives, hds externos, cartões de memória ou na “nuvem” são de confiança? São sim, por um tempo. No entanto, com a rapidez do avanço tecnológico, muitas mídias, espaços para armazenamento, etc, cairão em desuso. Então, para guardar os registros mais importantes de suas vidas, para as gerações futuras, imprima fotos, faça álbuns.

Fotografe muito… fotografe com seu celular, com seu tablet, chame seu fotógrafo profissional do coração, mas não se esqueça nunca de fotografar. Fotografar nem sempre significa divulgar, fotografar significa registrar para as futuras gerações, belas imagens, emoções e alegrias de nossas famílias.

E se estamos falando de fotos para toda a vida, vamos pensar também em fotos profissionais, com alta qualidade, alta resolução para impressão e com o olhar de um profissional.

      

 

E a festa da família? A festa foi sensacional, revimos parentes que há alguns anos não víamos, nos lembramos com alegria dos que já se foram, vimos que as crianças cresceram e que a nova geração já está aí. E é claro, o vídeo das fotos foi um sucesso, graças às nossas preciosas fotos de nossos preciosos momentos !!! E como toda festa boa, não teve hora para acabar, neste buffet lindo. 

 

Gostou do post ? Entre em contato.

Compartilhe aqui ⇓

E comente aqui ⇓

Beijos de Mirian Lamy Fotografia .

3 comentários sobre “Fotos de família: Tesouros para as novas gerações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.